AEE É INTERAÇÃO


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SUGESTÕES E INFORMAÇÕES PARA QUE DE FATO A INCLUSÃO ACONTEÇA
INCLUSÃO É INTERAÇÃO.
REDIRECIONANDO O FOCO PARA NEUROPSICOPEDAGOGIA E A PRÁTICA INCLUSIVA
PROFª ESPECIALISTA ELIDIANE CUNHA



terça-feira, 20 de setembro de 2011

BAIXA VISÃO MATERIAIS PARA TRABALHO NO AEE

ADAPTANDO PARA BAIXA VISÃO

ESSE ANO COMECEI A TRABALHAR COM UM ALUNO BV, NESSE MOMENTO TUDO ENGRANDECE MINHA PRÁTICA, SENDO ASSIM TENHO COMO OBJETIVO PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DE ATITUDES E PROCEDIMENTOS QUANDO DO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO CONTEÚDO CURRICULAR PARA ALUNOS DV(DEFICIENTES VISUAIS) EM GRAU DE  BV(BAIXA VISÃO)
REAFIRMO QUE ESSE PROPOSTA INICIAL E CONTRIBUIR PARA QUE A RELAÇÃO ENTRE "!ESCOLA/ALUNO/PROFESSOR" E O "ENSINO/APRENDIZAGEM", ACONTEÇAM EM UM AMBIENTE HARMONICO, TENDO POR META O DESENVOLVIMENTO PLENO DA CAPACIDADE COGNITIVA DO ALUNO EM GRAU DE BAIXA VISÃO, SEM AFETAR O NORMAL DESEMPENHO DAS ATIVIDADES CURRICULARES SISTEMATIZADAS E DEMOCRATIZADAS PELA ESCOLA.
MATERIAL PEDAGÓGICO
"A TAREFA DO PROFESSOR NÃO É SÓ TRANSMITIR CONHECIMENTO, MAS TAMBÉM DAR CONDIÇÕES PARA QUE A APRENDIZAGEM REALMENTE ACONTEÇA"
ANTES DE SER INTRODUZIDO O MP(MATERIAL PEDAGOGICO) AO ALUNO, DEVE-SE CONSIDERAR ALGUNS ASPECTOS:
1- CONDIÇÕES FÍSICAS QUE PERMITAM INTERESSE, CONCENTRAÇÃO E MANUSEIO DE MATERIAL, ALÉM DE CONFORTO E SEGURANÇA.
2- CONDIÇÕES PSICOLOGICAS QUE FAVOREÇAM UM BOM CONTATO COM O PROFESSOR, COM O MATERIAL EM SI E COM OS COLEGAS.
AS ATIVIDADES DEVEM TER COMEÇO, MEIO E FIM.
CONSIDERAÇÕES ESPECIFICAS DE COMO TRABALHAR
*BLOCOS LÓGICOS- AO FAZER USO DE MP COMO NO CASO DOS BLOCOS PARA ALUNOS EM GRAU DE BV, AS FORMAS SIMPLES DEVEM SER INTRODUZIDAS DE FORMA GRADUAL, SÃO INDICADAS PARA DESENVOLVER INICIALMENTE NO ALUNO A HABILIDADE DE CONHECER, RECONHECER E DEPOIS IDENTIFICAR E DISCRIMINAR ESTIMULOS VISUAIS..
AS FORMAS E AS CORES TAMBEM DEVEM SER APRESENTADAS DE FORMA SIMPLES E GRADUAL, ATENDENDO A PROBLEATICA DO ALUNO.
É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR NESSE MOMENTO AUXILIE O ALUNO A FIXAR E MANTER O OLHAR E POSTERIORMENTE A FAZER O ACOMPANHAMENTO VISUAL, A FOCALIZAR CURVAS, LINHAS, CANTOS, PONTAS E CONTORNOS, OBSERVAR CORES E INTENSIDADE(CLARO/ESCURO), AGRUPAR,ENCONTRAR IGUALDADES E DIFERENÇAS, RECONHECER E IDENTIFICAR CORES, ALÉM DE PERMITIR A REPRESENTAÇÃO CONCRETA E MANIPULAVEL DAS QUANTIDADES.
* O MATERIAL DOURADO-ALÉM DA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO O PROFESSOR PODE TRABALHAR O ALUNO COM GRAU DE BV OS SEGUINTES ASPECTOS: PERCEPÇÃO VISUAL, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA-FINA, POSIÇÃO, ORIENTAÇÃO ESPACIAL, RECONHECIMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE TAMANHOS E FORMAS, MEMORIA VISUAL E OUTROS.


 
LISTA DE MATERIAIS PARA TRABALHAR COM ALUNOS CEGOS E BAIXA VISÃO
1.       MATERIAIS PEDAGOGICOS ADAPTADO
a.       PERCEPÇÃO TÁTIL
                                                              i.      CAIXA TÁTIL PARA ESTIMULAR A PERCEPÇÃO DAS VARIAÇÕES TÁTEIS
b.      DOMINÓ TÁTIL
c.       JOGO DA MEMORIA TÁTIL
d.      BARALHO AMPLIADO E EM BRAILE
e.      ALFABETO BRAILE
f.        LETRAS MÓVEIS EM BRAILE
g.       LOTO LEITURA ADAPTADO (GRAFADO EM TINTA E EM BRAILE)
h.      ABACO COM MARCAÇÃO
i.        BLOCOS LOGICOS
j.        ESCALA DE CUISENAIRE
k.       MATERIAL DOURADO
l.        GEOPLANO
m.    REGUAS ADAPTADAS
n.      CADERNO PARA BRAILE
o.      CADERNO COM PAUTA AMPLIADA
p.      CADERNO QUADRICULADO
q.      LAPIS 6B
r.        CANETA DE PONTA POROSA    
s.       TECLADO COM INSCRIÇÃO EM BRAILE E PAUTA AMPLIADA PARA BAIXA VISÃO
t.        GUIA DE ESCRITA PAGINA INTEIRA
u.      KIT MULTIMIDIA (CAIXA DE SOM, FONE E MOUSE PARA NOTEBOOK
v.       SOROBÃ
w.     RECLETE
x.       PUNÇÃO
y.       ESTANTE DE LEITURA
z.       VENDA PRA TREINAMENTO     
aa.   PRANCHA
bb.  LUPA
cc.    GRAVADOR PARA AS AVALIAÇÕES ADAPTADAS ORALMENTE.
dd.  DOSVOX PARA INSTALAR NO COMPUTADOR

2 comentários:

  1. Gostei muito das dicas que nos deu.Parabéns pelo seu trabalho desenvolvido no AEE. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Onde encontro o caderno quadriculado ampliado?

    ResponderExcluir

SEU COMENTARIO É IMPORTANTE PRA MIM...